The Stamp House

Marcelo Teixeira —  4 de maio de 2013 — Comentários

No clima tropical de Far North Queensland, na Austrália, ciclones ameaçam regularmente as casas e a vida dos moradores. O escritório Charles Wright Architects construiu a Stamp House como um abrigo seguro contra ciclones, que também é ecologicamente correto.

A Stamp House está situada em uma pequena ilha no meio de um lago, com acesso por uma longa passarela sobre a lagoa. A estrutura é composta de uma mistura de concreto novo e concreto reciclado, o que ajuda a isolar o edifício e mantê-lo a uma temperatura confortável durante todo o ano.

Durante o processo de planejamento e construção, os arquitetos trabalharam em estreita colaboração com grupos ambientalistas locais para assegurar que o sistema de água do prédio não iria interferir com os pântanos circundantes.

A casa dispõe de espaços públicos e privados em dois níveis. As grandes câmaras em balanço abrigam um total de sete quartos. O coração da casa, no centro das asas dos quartos, contém uma sala de estar, sala de jantar e uma academia, entre outras coisas.

Um dos objetivos dos arquitetos era criar uma casa livre de carbono. Eles o realizaram em parte cobrindo quase todo o teto com painéis solares. Um gerador de energia solar fornece energia de backup, quando necessário. A casa tem o seu próprio sistema de água que colhe água do entorno, purifica, e depois a coloca de volta ao sistema.

Além de ser ecologicamente correta, a casa pode resistir ao poder de um ciclone de categoria 5. Esses braços em balanço impedem a infiltração de água na casa, fazendo dessa estrutura um dos mais seguros (e provavelmente mais secos) lugares em Far North Queensland no caso de um ciclone.

Via Dornob.

Marcelo Teixeira

Posts Twitter Facebook Google+

Designer e estudante de Arquitetura e Urbanismo, criador da Archtechulture Megazine. Semi-geek, polêmico mas com visão holística, viciado em internet e curte tudo relacionado a design e tecnologia.

No Comments

Be the first to start the conversation.

Deixe uma resposta

*

Text formatting is available via select HTML.

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>