Estação Antártica Comandante Ferraz – Premiação

Marcelo Teixeira —  19 de abril de 2013 — Comentários

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e a Marinha do Brasil anunciaram no último dia 15 de abril o resultado do Concurso Estação Antártica Comandante Ferraz, que seleciona o melhor projeto de arquitetura para as novas instalações da base brasileira. Em primeiro lugar, ficou o projeto dos profissionais do Estúdio 41, de Curitiba, coordenado pelo arquiteto Fábio Henrique Faria e tendo como coautores Emerson Jose Vidigal, Eron Costin e João Gabriel de Moura Rosa Cordeiro.

Ainda segundo informações do IAB, divulgadas na página oficial do concurso, a estação terá área construída de aproximadamente 3,2 mil m² e será instalada no mesmo local onde estava a anterior, com um investimento na ordem de R$ 72 milhões. A capacidade estimada é de 64 pessoas durante o verão e de 34 no inverno. A estação abrigará uma população formada por militares da Marinha e pesquisadores. Os civis, de maneira geral, permanecem em pesquisas por períodos de 30 dias, durante o verão antártico, que vai de novembro a março. Já os militares ficam na estação durante um ano para apoiar o desenvolvimento das atividades de pesquisa, prover a manutenção das instalações e manter, permanentemente, a presença brasileira no continente. Eventualmente, a estação também recebe visitantes brasileiros e estrangeiros.

via concursosdeprojeto.org

Segundo Lugar

Triptyque Arquitetura
Autores: Luiz Adriano Trindade de Almeida, Grégory Bousquet, Anna Carolina Bueno Cardoso, Olivier Rafaelli e Guillaume Sibaud (São Paulo).

Terceiro Lugar

Estúdio MRGB
Autores: Igor Soares Campos, Hermes Romão Campos Júnior, Gustavo Abrahão Costa, Larissa Olivier Sudbrack, Danilo Gomes e Fontes e Matheus Ribeiro Assunção Vieira Mendes (Brasília).

Menções Honrosas
________________________________________________________________________

Vera Magiano Hazan, Fernando Betim Paes Leme, Luciano Álvares e Gabriel Kozlowski Maia (Rio de Janeiro).

Menção Honrosa

________________________________________________________________________

Biselli Katchborian Arquitetos Associados (Mario Biselli), Nave Arquitetos (Roberto Fialho e Valéria Fialho) e São Paulo Arquitetos (Paulo Roberto dos Santos e Tais Cristina da Silva) (São Paulo).

Menção Honrosa

________________________________________________________________________

Anália Maria Marinho de Carvalho Amorim e Luiz Octavio Pereira Lopes de Faria e Silva (São Paulo).

Menção Honrosa

________________________________________________________________________

MVRF Arquitetura (Ricardo Jorge Pessôa de Melo E Flávia Pessoa de Melo), GAA Barcelona (Guitart Tarrés), Marcos Roger Berghänel. (Recife e Barcelona).

Menção Honrosa

via concursosdeprojeto.org

Marcelo Teixeira

Posts Twitter Facebook Google+

Designer e estudante de Arquitetura e Urbanismo, criador da Archtechulture Megazine. Semi-geek, polêmico mas com visão holística, viciado em internet e curte tudo relacionado a design e tecnologia.

No Comments

Be the first to start the conversation.

Deixe uma resposta

*

Text formatting is available via select HTML.

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>